Início » Senai » Senai EAD – Como Funciona, Lista de Cursos e Demais Informações

Senai EAD – Como Funciona, Lista de Cursos e Demais Informações

Os cursos à distância são a realidade de um mundo moderno onde a tecnologia está cada vez mais avançada. Diante desse contexto, nasceu o Senai EAD, uma proposta que visa atender estudantes que preferem ou só podem estudar online.

A qualidade SENAI permanece nos cursos à distância, por isso, é importante salientar que algumas áreas exigem a presença física do aluno pelo menos em 20% do curso, onde ocorrem as aulas práticas.

Como funciona o Senai EAD?

Até pouco tempo atrás, o SENAI só ministrava cursos presenciais, onde os alunos precisam se deslocar a uma unidade mais próxima para assistir às aulas teóricas e práticas.

Contudo, com o advento das aulas à distância, o SENAI desenvolveu cursos online planejados e com um contexto que visa abranger situações que o estudante vai encontrar no dia a dia de trabalho na indústria.

Sabendo que não é fácil atrair os alunos e prender a sua atenção nas aulas, o SENAI criou estratégias que visam garantir o empenho dos estudantes, entre elas estão: games, simuladores, animações, realidade aumentada, programa de vídeo, kits de aprendizagem, material impresso e DVD.

O curso do Senai EAD acontece em um ambiente virtual de aprendizagem – AVA, onde os alunos têm acesso a chat, mensagem instantânea e fórum webconferência para tirar todas as dúvidas.

Para completar, as aulas não são somente individuais, os alunos também estudam em grupo. Todo o curso conta com tutores, acompanhamento técnico e pedagógico para tirar dúvidas e garantir um aprendizado de excelência.

Como funciona o Senai EAD: veja aqui

Quais são os cursos do Senai EAD?

Os cursos à distância do Senai são divididos em: Cursos livres, Cursos Técnicos, Cursos de Qualificação, Pós Graduação e Cursos Gratuitos.

Confira alguns deles:

  • Eletricista Industrial;
  • CLP – Programação em Linguagem Ladder;
  • Empreender Senai;
  • Desvendando o BIM;
  • Desvendando a Indústria;
  • Eletroeletrônica;
  • Mecatrônica;
  • Técnico em Segurança no Trabalho;
  • Técnico em Redes de Computadores;
  • Impressor OFF SET.

Vale lembrar que cada estado possui a sua grade de cursos Senai EAD. Portanto, é fundamental que o interessado acesse o site da instituição ou procure pessoalmente a unidade da instituição na cidade correspondente. Mas também vale a pena conferir quais os cursos disponíveis no Senac EAD 2021

Outro ponto importante que deve ser mencionado é que a maioria dos cursos EAD do Senai, especialmente os de nível técnico, são semi presenciais.  Afinal, se trata de uma área que exige muito a prática.

Curso de eletricista industrial: veja como funciona

Quem pode fazer?

O perfil de alunos do Senai são os interessados em atuar no segmento da indústria ou profissionais que já trabalham e desejam se qualificar para aumentar o seu grau de conhecimento e melhorar o currículo.

Os cursos do Senai atendem 28 áreas da indústria, onde formam especialistas para somar forças em uma das maiores fontes econômicas do Brasil.

Portanto, para se inscrever, os interessados precisam escolher uma área em específico, alguns cursos exigem determinados requisitos especiais para o segmento.

Essas informações sempre estão presente no escopo da apresentação do curso. Mas, no geral é necessário que o candidato tenha a partir de 16 anos. Por se tratar de uma curso a distância, é essencial ter um computador conectado a internet.

As aulas online comumente são de 50 minutos cada, entretanto, é essencial organizar a agenda para assistir de 1 a 2 vezes na semana ou conforme exigência do curso.

Estudantes do Senai: veja quem pode se inscrever nesses cursos

Como se inscrever no Senai EAD?

As inscrições dos cursos EAD pelo Senai podem ser feitas pela internet no site da Instituição do seu estado. Aqueles que possuem cadastro no Portal do Aluno, basta fazer o login e já pode se inscrever online.

Para os que ainda não possuem o cadastro, é só fazer, pois, é fácil e rápido. Por fim,  as unidades físicas do Senai também recebem inscrições.

É importante salientar que a matrícula dos cursos EAD do Senai são validadas somente depois do pagamento do boleto enviado por e-mail após o recebimento da inscrição.

Como se inscrever no Senai EAD?

Para os cursos gratuitos, a liberação do curso é feita imediatamente. Priorizando a qualidade dos cursos e a formação de bons profissionais, o SENAI exige um aproveitamento de 70% do curso para fornecimento do Certificado de Conclusão.

Mediante a isso, os alunos devem se empenhar em comparecer nas aulas online e presenciais, bem como se sair bem nas provas de avaliação.

Comente