Início » Senac » SENAC Edital 2021: processo seletivo e regras do concurso

SENAC Edital 2021: processo seletivo e regras do concurso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – conhecido popularmente como SENAC – é um agente de educação profissional da área do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Brasil.

Presente em todos os estados do país e criado desde 1946, o SENAC oferece uma infraestrutura de ponta com suas unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.

Entenda quais são as vagas, cursos e como fazer a inscrição no SENAC quando há a abertura de editais que oferecem cargos nesta instituição.

SENAC Edital 2021 – O que se sabe?

Infelizmente, não há qualquer atualização sobre oportunidades abertas para 2021 no SENAC no momento. Estamos vivendo em época de pandemia do novo coronavírus e isso pode ser um fator determinante no atraso de muitas decisões, incluindo a da abertura de novos processos seletivos.

Geralmente, todos os anos o SENAC abre vagas para cargos de níveis médio e superior, mas não necessariamente em todos os estados brasileiros – isso é feito somente onde a demanda se faz necessária.

Entenda que o SENAC é caracterizado como uma entidade de direito privado, sendo que não possui o direito de realizar concurso público (conforme se estabelece na Resolução SENAC 1018/2015), mas sim processo seletivo de acordo com suas diretrizes.

Pela Resolução, há a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que serviços sociais autônomos, como o SENAC, não estão submetidos à exigência de concurso público com a finalidade de contratar pessoal.

Por conta disso, o processo seletivo do SENAC obedece aspectos do regime jurídico de contratação de pessoal que estão dispostos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Cursos do Senac EAD

VEJA TAMBÉM: profissões que não precisam de formação

Como é o processo seletivo SENAC?

Pelo processo seletivo para seus cursos disponíveis, o SENAC busca atender às necessidades de serviço através da seleção de profissionais qualificados, sempre levando em consideração o padrão de mercado e a procura pela eficiência da entidade como um todo.

A seleção feita pelo SENAC leva em conta as leis trabalhistas e as vagas são abertas de acordo com a demanda que for surgindo nas unidades.

Por sorte, a entidade divulga seus editais ao longo de todo o ano, o que se torna uma tarefa fundamental de leitura para todos os candidatos às vagas. Além disso, fica claro que diversas entidades em um só estado aumentam as oportunidades, em especial para aqueles que podem abrir mão de uma cidade para a outra. Você poderá fazer a sua consulta por Estado, nos posts abaixo:

Benefícios e Salário

Como comentado, o SENAC geralmente inclui oportunidades para níveis médio e superior.

Além do salário do próprio cargo, os funcionários do SENAC contam com uma série de benefícios, entre os quais destacam-se:

  • Vale-alimentação ou vale-refeição,
  • Vale-transporte,
  • Plano de saúde,
  • Plano odontológico,
  • Seguro de vida,
  • Auxílio-creche;
  • Também pode-se ganhar acesso a cursos gratuitos do Senai.

É comum que a jornada de trabalho seja de 40 horas semanais, mas cabe que cada candidato confira no SENAC Edital 2021 se as informações procedem.

Pelo edital, você também visualiza as etapas de avaliação: geralmente, o SENAC faz análise da comprovação dos pré-requisitos (estabelecidos no edital para cada um dos cargos), uma prova objetiva e a avaliação de competências, bem como entrevistas. Muitas das etapas de avaliação dependerão da vaga ofertada.

Alguns exemplos de pré-requisitos para as contratações são a exigência de determinado nível de educação, bem como o conhecimento de técnicas específicas da área.

É importante frisar que o SENAC Edital 2021 irá prezar pela reserva de uma quantidade de vagas em seu processo seletivo para pessoas com deficiência (PCD).

Sugerimos que você acesse o site do SENAC do seu estado com frequência para se atentar a qualquer notícia ou publicação de editais para 2021!

Comente