Início » Tipo de Curso » Cursos de Estética 2021 – Onde Fazer e Como funciona

Cursos de Estética 2021 – Onde Fazer e Como funciona

A variedade de formações e profissões se torna cada vez mais abrangente enquanto os cursos profissionalizantes como graduação, técnicos e pós-graduação oferecem formações especializadas e direcionadas para setores específicos do mercado. Isso é ótimo, pois valoriza a capacidade do profissional e o prepara para um mercado muito concorrido.

Os cursos de estética fazem parte de uma nova geração de formações profissionais que explora os mercados ligados à beleza, ao bem-estar e à saúde visual das pessoas. Em um mundo em que cada vez temos mais informação, estrutura e direitos básicos garantidos, as preocupações com aparência e coisas menos essenciais se tornam verdadeiros mercados com oferta variada e alta procura.

Mas qual curso fazer e onde? Aqui te mostramos as opções presenciais e EAD para se graduar nesta profissão!

O Curso de Estética

O Curso de Estética

O brasileiro é um povo que gosta de se sentir bonito. É fato. Basta olhar para como o mercado de cosméticos e produtos de beleza tem sido um dos mais lucrativos e que expande dos últimos anos.

E isso significa que a indústria da beleza e o mercado da beleza estão constantemente em busca de profissionais em quantidade e de capacitação cada vez mais especializada, profissional e preparada para a demanda.

Isso abre uma miríade de oportunidades para o profissional que atua nesse mercado, mas também amplia tanto as exigências como as necessidades provenientes dos próprios clientes que pagam por soluções rápidas, fáceis e principalmente bonitas.

Então seguindo a demanda de mercado, a procura por cursos e capacitações profissionais para esse mercado também cresce. E assim cresce a oferta de cursos, no caso, de estética. Atualmente são cursos técnicos, graduações e até formações de pós-graduações em áreas de embelezamento ligadas a pele, cabelos, unhas, massagens, maquiagem, depilação, design corporal, dentre outros muitos.

Os cursos mais buscados possuem uma duração de aula de, normalmente, 1 ano e meio a 3 anos. Os de duração mais breve como os técnicos geralmente exploram conceitos e técnicas ligadas a uma área da estética de cada vez. São cursos voltados ao cuidado com o cabelo, as mãos e pés, massagem ou mesmo maquiagem.

Os mais longos que podem chegar a 3 anos de duração são voltados ao profissional de estética que busca um curso superior. São cursos curtos para os de graduação mas considerados diplomas de ensino superior também, os tecnólogos.

Outros cursos semelhantes:

Técnico em Estética

O curso técnico é um curso de curta duração com objetivos profissionalizantes e de inserção no mercado. Geralmente são voltados especificamente a áreas da estética como:

  • Salões de beleza;
  • Estúdios de estética facial;
  • Manicures e Pedicures;
  • Salões de Depilação.

Além de matérias voltadas ao ensino das práticas e atividades estéticas o aluno também entrará em contato, a depender do curso, com matérias de gestão, empreendedorismo, cuidados financeiros, primeiros socorros e até língua portuguesa aplicada aos negócios.

É um curso que exige horas de estágio e pode ser encontrado facilmente em instituições de ensino a distância em todos os lugares do país. Também é ofertado pelo SENAC e outros órgãos de ensino profissionalizante.

Tecnólogo em Estética

Tecnólogo em Estética

Geralmente com uma duração entre 2 e 3 anos é um curso que garante diploma de graduação como tecnólogo, ou seja, é um curso de ensino superior. Isso faz, infelizmente, com que seja mais difícil de encontrar.

Ainda assim é um curso que se faz presente e oferece uma carga de matérias ampla para o profissional que deseja entrar de cabeça da especialização da estética.

Sendo um curso mais caro e mais exigente, ainda mais se você já está inserido no mercado de trabalho, ele também é mais caro e pode ser mais difícil de conquistar. Apesar disso, um diploma de ensino superior garante oportunidades muito mais exclusivas, cargos mais altos e salários mais altos também.

Um tecnólogo em Estética pode fazer parte de estabelecimentos de tratamentos dermatológicos, clínicas de cirurgia e tratamentos plásticos, spas e centros de cuidados estéticos, academias com centros de tratamento e cuidados, academias de ginástica, hotéis e resorts, salões de beleza e estética, além de atuar como profissional técnico dentro da indústria de beleza e produção de cosméticos.

Onde encontrar cursos de Estética?

Confira a seguir as melhores instituições que ofertam cursos de Estética:

  • SENAC: Técnico em Estética e Cosmética. Confira todos os cursos gratuitos do Senac. 
  • Instituto L’Oréal Professionel: Especializações em Cabelo, Maquiagem e Gestão de Salão de Beleza;
  • UNA: Curso Tecnólogo de Estética e Cosmética em Minas Gerais;
  • Anhembi Morumbi: Graduação em Estética. Curso presencial em São Paulo Capital com duração de 3 anos.

Comente