Início » Tipo de Curso » Curso Técnico de Enfermagem 2021: Onde Fazer, Inscrição e Vagas

Curso Técnico de Enfermagem 2021: Onde Fazer, Inscrição e Vagas

A qualificação profissional é uma exigência para qualquer vaga de emprego, lembre-se que as empresas precisam de uma mão de obra preparada para executar suas funções no ambiente organizacional, então, o conhecimento na área de atuação é muito importante.

Na área da saúde essa realidade não é diferente, na verdade a exigência é muito maior, por isso se você procura uma forma mais rápida de ingressar nesta área, o curso técnico em enfermagem é uma ótima opção. Pensando nisso, separamos neste texto as principais informações sobre esse curso. Vamos lá!

Como funciona um curso técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem é um profissional com alta demanda no mercado de trabalho, por isso é uma ótima opção de trabalho para aqueles que gostam de lidar com pessoas. Esse profissional é responsável por executar funções básicas de manutenção e prevenção da saúde, bem como fornecer suporte para os enfermeiros.

Ele pode executar suas funções em clínicas, consultórios, hospitais, postos de saúde, ambulatórios, laboratórios, clínicas de vacinação, entre outros segmentos da área da saúde. Bem como pode atuar como cuidador de idosos ou em serviços de atendimento domiciliar. Portanto, existe uma infinidade de oportunidades de trabalho para esse profissional.

Como funciona um curso técnico de enfermagem?

Para atuar no mercado de trabalho o técnico de enfermagem precisa concluir um curso técnico aprovado pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem, mais conhecido como COREN. O curso técnico de enfermagem não é um diferencial, é uma obrigação para quem pretende atuar nessa área, por isso você precisa procurar o melhor curso do mercado para investir.

Esse curso é uma formação de nível médio com duração de dois anos, normalmente, realizado em instituições de ensino médio públicas ou privadas, bem como em centros de educação profissional espalhados pelo território nacional. Nesse curso o aluno tem acesso tanto a parte teórica quanto prática da função, bem como precisa cumprir o estágio obrigatório.Como funciona o curso de enfermagem

O que vou aprender? Grade curricular

O curso técnico de enfermagem tem duração de dois anos, nesse período o aluno tem acesso a diversas disciplinas práticas e teóricas, que, por sua vez, visam desenvolver as competências necessárias para que os alunos possam se tornar bons profissionais no mercado de trabalho. Dentre essas disciplinas podemos destacar:

  • Anatomia;
  • Farmacologia;
  • Fundamentos da enfermagem;
  • Atendimento humanizado;
  • Enfermagem cirúrgica;
  • Enfermagem em emergências;
  • Enfermagem em pacientes críticos;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde da criança e do adolescente;
  • Saúde da mulher;
  • Saúde do idoso;
  • Saúde mental;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Ética aplicada à enfermagem;
  • Fundamentos de gestão na enfermagem;
  • Prática de laboratório em farmacologia;
  • Prática de laboratório em gestão de enfermagem;
  • Prática de laboratório em procedimentos de enfermagem.

Esse curso também apresenta o estágio supervisionado, nesse caso o aluno precisa cumprir 600 horas de estágio em hospitais e unidades básicas de saúde (UBS) para conseguir concluir a formação em técnico de enfermagem.

As disciplinas apresentadas são as mais recorrentes em cursos desse tipo, mas lembre-se que elas podem mudar de acordo com a instituição que oferece o curso, então, não esqueça de analisar a grade curricular no momento da matrícula.

Como funciona o curso de enfermagem

Onde estudar curso técnico de enfermagem?

O curso técnico em enfermagem pode ser realizado em instituições de ensino de nível médio públicas e privadas, bem como em centros de educação profissional. Se você fizer uma pesquisa na Internet encontrará diversas instituições que oferecem esses cursos, pensando nisso, separei aqui duas opções.

Senac

Senac MA 2021

O Senac oferece o curso técnico em enfermagem semi presencial com carga horária de 1800 horas, sendo 20% dessa carga horária destinada a aulas na modalidade EAD.

Esse curso visa preparar profissionais para atuar em diversas empresas do segmento da saúde. Para obter maiores informações sobre esse curso é necessário entrar em contato com o Senac mais próximo da sua casa.

Também vale a pena conferir quais são os cursos do Senac em 2021, pois entre as opções está outras modalidades de área da saúde e também cursos gratuitos profissionalizantes para alavancar a sua carreira.

Cruzeiro do Sul Virtual

O curso técnico em enfermagem da Cruzeiro do Sul tem duração de 24 meses. Ele também é semi presencial, neste caso, as aulas teóricas são online e as aulas práticas são presenciais nos laboratórios da instituição.

Nos últimos semestres do curso os alunos devem fazer o estágio supervisionado para que eles sejam considerados aptos a trabalhar como técnico de enfermagem. Para obter maiores informações sobre o curso acesse o link: https://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/cursos-tecnicos/tecnico-em-enfermagem.

Por fim, fique de olho nos cursos gratuitos de 2021, quem sabe você descola um certificado só por estudar dentro da sua casa.

Comente