Início » Tipo de Curso » Curso Técnico em Administração 2021 – O que é, Onde Fazer e Vale a pena?

Curso Técnico em Administração 2021 – O que é, Onde Fazer e Vale a pena?

O Curso Técnico em Administração 2021 é uma das opções mais populares para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Isso porque o Curso Técnico em Administração 2021 demonstra toda a rotina administrativa de uma empresa.

Por isso, fazer um curso nessa área pode ser um diferencial no seu currículo quando for buscar um emprego. Com ele você pode iniciar uma carreira na área para futuramente investir nos estudos e buscar cargos ainda mais importantes.

Veja no texto a seguir tudo sobre o Curso Técnico em Administração 2021.

O que é o Curso Técnico em Administração 2021?

O que é o Curso Técnico em Administração

O Curso Técnico em Administração 2021 dura em média um ano e meio, e oferece em sua grade disciplinas específicas do setor administrativo, proporcionando ao aluno uma boa noção de suas rotinas e processos.

Durantes os três semestres de aula, algumas das disciplinas encontradas nos cursos mais populares são:

  • Cálculos financeiros;
  • Comunicação Empresarial;
  • Fundamentos de Administração;
  • Contabilidade Comercial;
  • Gestão de pessoas;
  • Processos de Recursos Humanos;
  • Inovação empresarial;
  • Desenvolvimento de Projeto;
  • Informática Aplicada;
  • Coordenação de Equipes;
  • Administração em marketing;
  • Fundamentos do Direito Empresarial;
  • Logística empresarial, entre outras.

Em relação às exigências, normalmente a única feita pelas instituições é que os candidatos tenham pelo menos 16 anos e estejam no mínimo no segundo ano do ensino médio.

Aliás, é importante salientar que o Curso Técnico em Administração 2021 é uma formação de nível médio, mesmo que ele seja oferecido por instituições de ensino superior.

curso técnico de administração o que aprende

Curso Técnico em Administração 2021: O que faz o profissional?

O Curso Técnico em Administração 2021 faz com que o profissional tenha capacidade de desempenhar diversas funções em uma empresa. Entretanto, podemos dizer a principal entre elas são se responsabilizar pela gestão administrativa da empresa ou de um setor específico.

Este é um profissional versátil que conhece bem as rotinas administrativas da empresa. Por isso pode auxiliar em diversos setores, como o financeiro, de marketing, atendimento ao cliente, folha de pagamento, recursos humanos, cobrança, logística, entre outros.

Suas tarefas cotidianas variam de acordo com o setor em que foi designado. Mas algumas delas são comuns em várias ocupações, como fazer relatórios, entrar em contato com stakeholders, planejar estratégias, executar processos de recrutamento, gerenciar recursos etc.

Carreira do Técnico em Administração

Curso Técnico em Administração 2021: Como é a carreira?

Por conta dessa versatilidade de atuação, o mercado de trabalho do Curso Técnico em Administração 2021 pode ser bem amplo. Este é um profissional que pode conseguir emprego em quase todo tipo de empresa.

Seu perfil tem espaço nos setores público e privado, e ainda em organizações não governamentais. Também pode trabalhar em diversos segmentos da economia, como indústria, comércio e serviços.

O técnico em administração tem espaço em empresas menores, como salões de beleza, lanchonetes e panificadoras, e também nas de porte maior como bancos, seguradoras e multinacionais.

VEJA TAMBÉM
Cursos que não precisam de formação acadêmica

Onde fazer o Curso Técnico em Administração 2021?

O Curso Técnico em Administração 2021 é facilmente encontrado em várias cidades brasileiras. Alguns colégios oferecem gratuitamente o curso técnico em administração como uma espécie de extensão do Ensino Médio. Por isso, vale a pena pesquisar se há essa opção em algum colégio público da sua cidade.

Além disso, muitas instituições de ensino reconhecidas nacionalmente têm este curso, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EAD). Veja algumas das principais instituições que oferecem o Curso Técnico em Administração 2021:

Vale a pena fazer o Curso Técnico em Administração 2021

Vale a pena fazer o Curso Técnico em Administração 2021?

Apesar de ter tantas opções no mercado de trabalho, as ofertas para profissionais de nível médio/técnico podem ser limitadas. Por isso é importante investir também em outros níveis de formação.

Uma dúvida que muitas pessoas têm em relação a esse curso é sobre a sua diferença para uma faculdade de Administração, seja tecnólogo ou bacharelado.

A primeira diferença está na duração do curso, já que uma graduação é mais longa do que um curso técnico. Um curso de bacharelado em administração dura quatro anos, e um de tecnólogo dois. E por conta da duração maior e do conteúdo mais aprofundado, a faculdade também tende a sair mais cara que o curso técnico.

Por outro lado, uma formação de ensino superior vale mais para o seu currículo do que uma de ensino médio/técnico. Com um curso de tecnólogo ou bacharelado você pode ter mais ganhos e possibilidades em sua carreira.

Vale a pena fazer o Curso Técnico em Administração 2021

Se você for prestar concurso público, por exemplo, com formação de ensino superior você terá chances melhores se tiver ensino superior. Além disso, no futuro você também pode se especializar ainda mais com um curso de pós-graduação.

Sendo assim, o Curso Técnico em Administração 2021 é sim uma opção interessante para entrar no mercado de trabalho. Porém, também vale a pena continuar investindo em outras qualificações se quiser melhorar suas opções.

Se você tiver condições, considere a possibilidade de fazer um curso de tecnólogo em administração, por exemplo. É apenas um semestre a mais do que o técnico e oferece uma formação melhor e mais valor ao seu currículo.

Mas independentemente da opção que escolher, pesquise com cuidado sobre a instituição em que for estudar. Tenha certeza de que ela é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), e que seu diploma será válido em todo o país.

Comente