Início » Tipo de Curso » Curso Técnico de Segurança do Trabalho 2021: Inscrições e informações

Curso Técnico de Segurança do Trabalho 2021: Inscrições e informações

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho é responsável dentro das organizações por inspecionar o funcionamento dos equipamentos e também as condições de trabalho dos profissionais.

É ele quem analisa os riscos e possíveis causas de acidentes de trabalho antes que eles aconteçam trabalhando em soluções que possam minimizar os extinguir esses riscos.

Esse mesmo  profissional também é o responsável por fiscalizar o uso correto dos equipamentos de segurança e regras sejam seguidas por todos os colaboradores.

O técnico de segurança do trabalho é o chamado “anjo da guarda” dentro dos locais de trabalho por ser o garantidor da integridade física dos trabalhadores. Além das fiscalizações ele também é o responsável por projetos de prevenção de acidentes como organização de SIPATs, e comunicação protetiva.

O curso técnico de segurança do trabalho é voltado para indivíduos que tenham pelo menos nível médio de instrução. O curso visa desenvolver nos profissionais conhecimentos das normas técnicas e procedimentos de segurança. Também tem foco em assuntos como saúde, higiene e boas práticas do trabalho.

A seguir, veja algumas instituições que oferecem o curso Técnico de Segurança do Trabalho de forma gratuita ou paga.

Instituições que oferecem o curso Técnico de Segurança do Trabalho gratuito

Instituições que oferecem o curso Técnico de Segurança do Trabalho gratuito

Atualmente as instituições reconhecidas que oferecem o curso técnico de segurança do trabalho gratuito são o SENAC e o SENAI através do PRONATEC.

As vagas são divulgadas nos editais semestrais e para conseguir uma delas é necessário passar por um processo seletivo. Os períodos de inscrição devem ser consultados no site do PRONATEC assim como o número de vagas disponíveis. Também é possível consultar essas vagas no final da página inicial do SENAC em um link chamado “Pronatec”.

Ainda assim, não perca a oportunidade de conferir quais os cursos gratuitos do Senai e do Sesc. 

Técnico de Segurança do Trabalho PRONATEC – SENAC

O curso técnico de Segurança do Trabalho do SENAC tem uma média de 18 meses de duração e pode seguir o formato de EAD ou Presencial.

Os principais tópicos abordados são:

  • Elaboração e implantação de uma política de segurança e saúde no local de trabalho;
  • Monitoramento de riscos ocupacionais;
  • Ações educativas de saúde e prevenção de acidentes;
  • Elaboração e implantação de planos de urgência e emergência.
SENAI - PRONATEC

SENAI – PRONATEC

O curso de segurança do trabalho do SENAI também tem duração de 18 meses. Os assuntos principais tratados no curso são semelhantes aos do SENAC mantendo o foco em:

  • Saúde;
  • Segurança;
  • Prevenção de Riscos;
  • Processos de urgência e emergência.

As vagas do PRONATEC são limitadas e os prazos para inscrição costumam ter em média um mês. Por tanto, para não perder o período de inscrição, fique atento ao endereço eletrônico do programa. Não esqueça de ler muito bem o edital 2021 e seguir todas as orientações descritas nele.

Opções Pagas de Cursos Técnico de Segurança do Trabalho 2021

Técnicos de Segurança de Trabalho são muito requisitados hoje em dia pelas empresas, por tanto existem inúmeras instituições que oferecem esse curso.

Em todas as cidades que contam com escolas técnicas esse é um dos cursos mais buscados. Dessa forma, se for de seu interesse ingressar nessa profissão, procure uma instituição técnica de sua confiança que ofereça o curso técnico de Segurança do trabalho 2021.

É bom saber que o próprio SENAI e SENAC oferecem esse curso na modalidade paga, para aquelas pessoas que não desejam esperar pela abertura de novos processos do PRONATEC. Por serem instituições reconhecidas a nível nacional, seus certificados têm uma validade muito alta no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre os curso das duas instituições acesse o site do SENAI ou SENAC do seu estado, vá até o menu “cursos técnicos” e selecione o curso técnico de segurança do trabalho. Lá constará todas as informações sobre o curso como datas, valores, grade de estudo e local do curso.

Requisitos para ingressar em um curso técnico de Segurança do Trabalho

Requisitos para ingressar em um curso técnico de Segurança do Trabalho

Os cursos técnicos são direcionados às pessoas com instrução de nível médio, sejam jovens que querem ingressar no mercado de trabalho ou profissionais que desejam mudar de ramo.

Algumas instituições podem exigir uma idade mínima para ingresso no curso técnico de segurança, porém isso varia muito de escola para escola. No geral, a única coisa exigida é que o estudante tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio

Vantagens para o Profissional Técnico em Segurança

Vantagens para o Profissional Técnico em Segurança

Como dito anteriormente, o profissional de segurança do trabalho tem sido muito requisitado por empresas de todo o país nos últimos anos. Isso por exigência legal e também por que ter esse tipo de trabalhador em seu corpo de funcionários acaba dando uma credibilidade maior à empresa em relação a seus funcionários.

Dessa forma, esse é um mercado de trabalho em expansão onde as vagas são numerosas e em muitas cidades acabam não sendo supridas tamanha a necessidade.

Comente