Início » Tipo de Curso » Curso Técnico de Radiologia 2021 – Onde Fazer, Inscrição e Vagas

Curso Técnico de Radiologia 2021 – Onde Fazer, Inscrição e Vagas

Os cursos técnicos estão se popularizando cada vez mais, mas mesmo assim algumas pessoas ainda ficam em dúvida na hora da escolha. Diferentemente de uma graduação, o curso técnico tem o seu ensino mais voltado para o mercado de trabalho, então, pode ser uma ótima opção para quem deseja ter um primeiro contato profissional com uma área que possui afinidade.

Além disso, os cursos técnicos costumam ter, em média, dois anos de duração e horários que podem ser adaptados para quem precisa conciliar estudos e trabalho. Você está pensando em realizar um curso técnico em Radiologia no ano de 2021? Então este texto é para você.

Ao longo da leitura você verá quais escolas oferecem os melhores cursos, números de vagas disponíveis, como realizar a sua inscrição e diversas outras informações importantes para você voltar aos estudos e mudar a sua carreira profissional.

O que faz um Técnico em Radiologia?

Antes de iniciar o curso, é preciso saber quais são as funções destinadas àquela profissão e se você realmente gosta dessas atividades. Um Técnico em Radiologia, além de preparar e operar os equipamentos radiográficos, será o responsável por preparar o paciente para a realização do exame, preparar a sala em que esse exame será realizado, fazer soluções químicas, processar filmes radiológicos e diversas outras atividades.

Desde 29 de outubro de 1985, de acordo com a Lei n° 7.394, é exigido que esse profissional tenha formação técnica. Então, se essa é a profissão que você deseja seguir, é imprescindível realizar um curso na área.

Os melhores cursos para Técnicos em Radiologia

Os melhores cursos para Técnicos em Radiologia

Realizar a sua formação em um bom curso é essencial. Os cursos técnicos estão se popularizando cada vez mais, assim como o interesse da população por algumas áreas; cursos para formar Técnicos em Radiologia são bastante procurados, por isso você deve pesquisar bastante antes de realizar a sua matrícula.

Os cursos de radiologia podem ser ofertados em escolas voltadas somente para a formação técnica e também em faculdades, com a mesma característica de ensino tecnólogo. Abaixo, iremos listar os melhores cursos, todos com ótimas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC):

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA);
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

A lista acima conta com alguns dos institutos e universidades com nota acima de 3, dada pelo MEC. Você também pode optar por escolas particulares, como o Instituto Dimensão e a Escola Estilo, que possuem sede em várias cidades.

Entre os cursos mais baratos está os de formação técnica e institutos subsidiados, como o Senac, Sesi e Sesc. 

Você poderá concluir a sua formação em dois ou três anos, isso irá depender da instituição escolhida. É possível encontrar o curso em qualquer turno e você escolhe o que se encaixa melhor com a sua rotina.

O que é preciso para ser um Técnico em Radiologia?

O que é preciso para ser um Técnico em Radiologia?

Além da formação técnica obrigatória na área, o profissional de Radiologia deverá atender a outros requisitos, como por exemplo gostar de trabalhar em equipe e ter facilidade para lidar com o público.

Sabemos que nem todas as pessoas gostam de trabalhar em equipe ou com o público, por isso fique ciente que essas duas coisas fazem parte da rotina de um radiologista. O profissional também deverá estar sempre atento e ter um raciocínio rápido para lidar com possíveis imprevistos ou questionamentos que possam ser feitos pelos pacientes.

Apesar disso, mesmo que você não tenha tanta afinidade com alguma das coisas acima, é possível ir se familiarizando e evoluindo conforme o tempo de trabalho. Mesmo com a formação técnica, procure sempre evoluir na área e fazer novos cursos.

VEJA TAMBÉM
Melhores cursos de técnico em enfermagem 2021

Vagas disponíveis e como realizar a inscrição

Vagas disponíveis e como realizar a inscrição

Como deve ser feita a sua inscrição e o número de vagas disponíveis são questões que irão depender da instituição que você escolher. Em escolas técnicas particulares, por exemplo, a sua inscrição pode ser feita online ou presencialmente; já em faculdades públicas, você poderá fazer o vestibular da própria universidade, caso ela oferte, ou ingressar usando a sua nota do Enem.

De acordo com pesquisas realizadas sobre as notas de corte (pontuação mínima exigida para ingressar em um curso) de universidades que ofertam o curso para formar Técnicos em Radiologia, a nota costuma variar entre 636.18 e 716.24.

Se você optar ingressar pelo Enem, leia o nosso texto sobre como funciona o Sistema de Seleção Unificada (SISU): http://resultadosisu2021.com.br/edital-sisu-2021-como-funciona/.

Gostou de saber mais sobre quais as atividades de um Técnico em Radiologia e quais as universidades e escolas que ofertam o curso? Então não perca mais tempo e informe-se sobre a melhor instituição na sua cidade para realizar o curso e vá fazer a sua matrícula, pois 2021 pode ser o ano que você irá iniciar uma nova carreira.

Comente