Início » Tipo de Curso » Como funciona o Senai e o Senac? Diferenças e cursos

Como funciona o Senai e o Senac? Diferenças e cursos

As empresas estão cada vez mais exigentes no seu processo de seleção, por isso as pessoas precisam dedicar um tempo para a qualificação profissional. Lembre-se que o profissional bem preparado consegue as melhores posições dentro das empresas.

Nesse sentido, você pode começar sua qualificação pelos cursos técnicos que são mais baratos e rápidos, em seguida pode ingressar em cursos de ensino superior, e assim por diante. No Brasil existem diversas instituições que oferecem esses tipos de cursos, dentre elas podemos destacar o Senai e o Senac.

Eles são referências na área de ensino técnico e profissionalizante, por isso a procura pelos seus cursos é muito grande. Você sabe qual é a diferença entre essas duas instituições? Muitas pessoas não compreendem a função de cada uma delas, diante disso, decidimos escrever esse texto para sanar essas dúvidas. Vamos lá!

O que é o Senai?

O que é o Senai?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, mais conhecido como Senai, foi criado em 1942. Hoje ele é considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina. O Senai é uma instituição privada de interesse público que visa preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 94,5% das indústrias preferem contratar profissionais qualificados pelo Senai, e 62% dos alunos são contratados em até 6 meses. Portanto, se você pretende trabalhar na área industrial fazer um curso no Senai pode ser um grande diferencial no seu currículo.

O Senai oferece cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação, bem como cursos livres de iniciação ou aperfeiçoamento profissional presencial, semi presenciais e EAD relacionados com a área industrial. A maioria desses cursos são pagos, mas existe a possibilidade de encontrar alguns cursos gratuitos.

Veja a seguir os principais cursos técnicos oferecidos pela instituição:

  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Automação Industrial;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Design de Móveis;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Biotecnologia;
  • Técnico em Eletromecânica;
  • Técnico em Eletrônica
  • Técnico em Eletrotécnica;
  • Técnico em Manutenção Automotiva;
  • Técnico em Modelagem do Vestuário;
  • Técnico em Mecatrônica;
  • Técnico em Química;
  • Técnico em Segurança do Trabalho.

Para você ter acesso aos cursos do Senai é necessário acessar o site oficial por meio do link: https://www.senai.br, localizar a melhor opção de curso e fazer a sua inscrição. Se preferir, confira antes todos os cursos do Senai em 2021 e quais são as opções de cursos online com certificado do Senai. 

Ou, ainda, você pode comparecer à unidade física mais próxima da sua casa. No site você também consegue mais informações sobre valores e condições de pagamento.

O que é o Senac?

O que é o Senac?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada de interesse público criada em 1946 que visa atender demandas do comércio, ou seja, tem o objetivo de preparar profissionais para atuar em empresas voltadas para o comércio de bens, serviços e turismo.

Assim como o Senai, o Senac oferece cursos de formação inicial, cursos técnicos, cursos de graduação e cursos de pós-graduação presenciais e a distância em diversas áreas do conhecimento. Veja a seguir os principais cursos técnicos oferecidos pelo Senac:

O Senac também tem o Programa Senac de Gratuidade (PSG) que oferece cursos gratuitos para pessoas com baixa renda visando proporcionar uma oportunidade de qualificação profissional para que elas possam ingressar no mercado de trabalho.

Se você ficou interessado nos cursos do Senac é possível acessar o site por meio do link https://www.senac.br e verificar mais informações, ou, ainda, você pode comparecer à unidade mais perto da sua casa. Saiba quais as opções disponíveis de acordo com a sua região:

O que é melhor Senai ou Senac?

Senai e Senac qual a diferença

O Senai e o Senac são instituições reconhecidas pela sua excelência de ensino, bem como ambos oferecem cursos profissionalizantes, cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduação.

Se você pretende atuar na área industrial os cursos do Senai são a melhor opção, pois eles oferecem diversos cursos que podem ajudar na sua qualificação profissional. Já aqueles que buscam vagas de emprego na área comercial ou de prestação de serviços, o Senac tem cursos apropriados para prepará-lo para o mercado de trabalho, principalmente se quer menos tempo de qualificação para estar apto ao trabalho, uma das características dos cursos técnicos. 

Por exemplo, se você deseja atuar em salão de beleza, o Senac oferece ótimos cursos na área da beleza, inclusive é possível colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso por meio dos atendimentos a comunidade proporcionadas pela instituição.

Portanto, ambas as instituições oferecem diversas vantagens que podem ajudar você a conquistar a vaga dos sonhos. Então, escolha a área que pretende atuar, localize o curso desejado e faça a sua inscrição.

Comente